A Beleza do Olhar-delineadores

Olá, pessoal!!!

Como este é um blog de variedades, resolvi colocar um assunto que interesse tanto para cosplayers (de repente, para alguma maquiagem em geral) e, também, para o dia a dia e, até mesmo, para usar em alguma festa!

Sabemos que a maquiagem dos olhos pode fazer toda a diferença (destacar…..ou estragar um look!). E delinear os olhos é um passo muito importante para realçar a beleza! Não vou dar dicas de como passar-isso é facilmente encontrado em vídeos no You Tube, nem vou falar das diferentes  marcas. Vou falar, sim, dos inúmeros tipos de delineador! Cada um deles tem uma particularidade e pode produzir efeitos diferentes!

Diversos tipos de delineador

Aqui vão eles:

– Lápis delineador

 

 . É o tipo de delineador mais facilmente encontrado no mercado. Tem de várias marcas e preços. Pode ser usado na pálpebra superior e inferior, tanto por dentro como por fora da linha d’água (aquela transição entre a pálpebra e o olho). Escolha um que não tenha nem a massa (o “grafite”) muito dura (senão, você passa….e não fica o traço!),nem muito mole (borra muito fácil). Teste isso no dorso da mão ao comprar.

Olhos delineados com lápis

. Vantagens: Facilidade em encontrar, preços (em geral, bem acessível), várias cores diferentes disponíveis (preto, cinza, marrom, até cores bem diferentes-já vi até fluorescentes!), facilidade de manuseio (na hora de fazer o traçado), facilidade de armazenamento; pode-se fazer o efeito “esfumado” (tipo Avril Lavigne, Amy Lee, etc).

. Desvantagens: necessidade de avaliar bem o tipo da massa do lápis (se muito dura, o traço fica muito fino; se mole,borra fácil); durabilidade (não costuma ter uma alta durabilidade, principalmente na pálbebra inferior), precisa apontar de vez em quando (e faz sujeira..); necessidade de retoques (ao ir a uma festa, leve o lápis junto).

– Delineador Líquido

Delineador Líquido

Também encontrado facilmente no mercado e com preços variáveis. Pode ser em forma de pincel (foto acima) ou em forma de caneta.

Olhos com delineador líquido (apenas pálpebra superior)

.Vantagens: O traço fica muito mais preciso do que com lápis; não borra; se quiser fazer o traçado tipo “gatinho” (tipo Amy Winehouse), fica muito mais bonito com delineador líquido; durabilidade muito boa (sai só com demaquilante).

. Desvantagens: Necessita de bastante treino para ganhar firmeza no traçado (não é lá muito fácil- não reparem o traço torto que passei:P); precisa sempre checar se está bom p/ uso ou se ressecou (é só chacoalhar o vidrinho. se fizer uns “cliques”, é porque está bom para uso); tempo de secagem (necessita bastante paciência para secar); não é possível fazer o efeito “esfumado” (caso deseje dar esse efeito).

. Lápis Retrátil

Lápis delineador retrátil

. É um lápis de plástico, com carga retrátil (geralmente, tem uma massa em forma de bastão). Dá para controlar a altura da ponta que sai do corpo de plástico.

Olhos com o lápis retrátil

. Vantagens: Em geral, massa de boa consistência; fácil de manusear ; durabilidade bem  maior que lápis (porém menor que do delineador líquido);pode ser encontrado em algumas cores diferentes das habituais; quase não necessita de retoques no decorrer do dia.

. Desvantagens: Precisa ter cuidado do quanto vai se colocar de carga p/ fora da caneta; não pode colocar muita força- despedaça a ponta da carga e deixa uns pedacinhos

. Delineador em gel

Delineador gel com pincel

 

Detalhe do delineador gel e pincel chanfrado

Sinceramente, é o meu favorito 😀

. Vantagens: Não borra; muito resistente (não sai com suor-só com demaquilante mesmo!); tem em várias cores disponíveis; cor bastante intensa; para quem é cosplayer: é maravilhoso não só para olhos-dá para fazer desenhos na pele com ele (usei no cosplay da Lady Porta para fazer o desenho da fechadura); secagem imediata (diferentemente do delineador líquido- fica o mesmo efeito, com tempo de secagem absurdamente menor :D); não requer retoques no decorrer do dia.

. Desvantagens: necessita de pincel para ser aplicado (de preferência, o pincel chanfrado); precisa treinar o traço (como no caso do delineador líquido); preço (é bem mais caro que os outros delineadores); atenção com o armazenamento: não se deve deixar o potinho aberto por muito tempo (é pegar a quantidade e já fechar!), senão resseca e…adeus delineador caro!

-Kajal ou Khol

Detalhe do kajal (também conhecido como khol)

 

Esse é o delineador mais usado no Oriente! Pelo que parece, há relatos do uso do kajal (ou Khol- é a mesma coisa. A denominação muda de acordo com a região) há milhares de anos. É feito a partir de fuligem e ervas. Pelo que tudo indica, é utilizado não apenas para embelezar os olhos, mas também, para protegê-los de doenças (como inflamações da pálpebra e conjuntivites)- mas não tenho nenhuma certeza sobre esses efeitos. Dá aquele efeito de olhos esfumados, vistos nas mulheres árabes e indianas (inclusive, fez muito sucesso durante a exibição das novelas “O Clone” e “Caminho das Índias”, da Rede Globo).

. Vantagens: fácil de aplicar (requer um pouquinho de treino, mas é fácil pegar o jeito); dá pouquíssima irritação no olho (às vezes, isso ocorre principalmente com o lápis de olho comum);  tem versão em pó e em bastão (ambos fáceis de aplicar); pode ser usado para pintar a sombrancelha; a versão pó pode ser usada como sombra.

. Desvantagens: são meio chatinhos de encontrar (procure em lojas de artigos árabes); podem não ter uma graaande durabilidade (mas é maior que a do lápis); é mais caro que outros tipos de delineador (porém, ainda é mais barato que o gel); pouca disponibilidade de cores (só preto!); borra bastante (quase sempre tem que limpar em volta do olho após usar); requer retoques no decorrer do dia;  o principal defeito e que requer extrema atenção: podem conter chumbo na composição!!! Leia bem atentamente  o rótulo e verifique se há especificação sobre quantidade de chumbo!!! Se não houver descrição da porcentagem ou da ausência de chumbo: NÃO COMPRE!!!

Uma pequena dica: lápis de olho e delineadores em geral são artigos que devem ser considerados de uso pessoal (como escova de dente, roupas íntimas e batom). Não compartilhe com ninguém (afinal,  ninguém quer uma conjuntivite ou inflamação palpebral de brinde, não é mesmo). O delineador em gel dá para compartilhar, mas lave o pincel com água e sabão neutro antes de emprestar, OK?

Espero que vocês tenham gostado! Para saber técnicas e dicas de passar o delineador, procure tutoriais no You Tube- há muitos e são ótimos!!!

Beijos e até a próxima!!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s